Prefeitura de Aiuruoca adere ao movimento "Outubro Rosa"

Publicado em: 03/02/2017 19:11

A Prefeitura de Aiuruoca aderiu mais uma vez ao movimento mundial de mobilização de prevenção ao câncer de mama. Conhecida como Outubro Rosa, a proposta é sensibilizar a comunidade para os cuidados com a doença e importância do diagnóstico precoce. A escolha pela tonalidade deve-se ao rosa ser a marca da luta contra o câncer de mama.

Outubro Rosa

A razão do Outubro Rosa está relacionada aos números da doença. O câncer de mama constitui um grave problema de saúde pública em vários países do mundo, inclusive no Brasil. A doença vem apresentando taxas de incidência crescentes nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. No Brasil, a cada ano ocorrem cerca de 50.000 novos casos e cerca de 11.000 mortes decorrentes da doença. A maior parte dessas mortes é atribuída ao diagnóstico tardio.

Criado nos Estados Unidos, em 1997, a campanha se disseminou pelo mundo. Monumentos como a Torre de Pisa (Itália), Arco do Triunfo (França), Casa Branca (EUA) e Cristo Redentor (Brasil) já receberam a iluminação que representa o engajamento social pela saúde.