Pela 2ª vez na história Aiuruoca conquista ICMS Turístico

Publicado em: 19/08/2015 15:32

Desde o início do mandato em 2013, a Prefeitura de Aiuruoca realiza um amplo trabalho para regularizar documentos e se habilitar para o recebimento do repasse do ICMS Turístico. Estes esforços já apresentam resultados e a partir deste ano, o município se encontra pela segunda vez na história apto a receber estes recursos que têm a finalidade de alavancar o turismo local, fortalecendo o comércio e a economia regional. Com esta eficiência administrativa, Aiuruoca integra o rol de dezenas de que estão habilitados para receber o repasse do ICMS Turístico 2015 – ano base 2014, ano repasse 2016. Este recurso poderá ser investido em ações, programas e projetos voltados para o desenvolvimento turístico dos municípios. A Secretária de Turismo Valquíria Paula Andrade dos Santos (Sedesa) recebeu a boa notícia com muita alegria. “Esta conquista é o reflexo do nosso empenho e das nossas parcerias com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) e com o Circuito Terras Altas da Mantiqueira. Repetindo o sucesso do ano passado, o município cumpriu todos os requisitos exigidos. Vamos continuar a utilizar este recurso para desenvolver programas e projetos voltados para o desenvolvimento turístico sustentável de nosso município”. O Prefeito Municipal, Joaquim Mateus de Sene, disse que “esse é o resultado de esforços combinados entre a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turismo (Sedesa), servidores municipais e o Chefe de Divisão de Turismo, Marlon Moreira Arantes, junto ao COMTUR, que apoia as ações que constam no Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico, enquanto ação continuada para que a política pública de turismo seja efetiva, promovendo o desenvolvimento da cidade e região do Circuito Turístico Terras Altas da Mantiqueira. Entre as exigências do Governo Estadual para esta habilitação, são requisitadas às cidades: participação no Programa de Regionalização do Turismo; elaboração e a implementação de política municipal de turismo; COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) instituído e em funcionamento; possuir FUMTUR (Fundo Municipal de Turismo), entre outras adequações. A Adm. 2013/2016 com toda sua equipe cumpriram com todas estas determinações, assegurando mais este recurso para Aiuruoca.