4ª Conferência Municipal de Saúde

Publicado em: 22/07/2015 16:44

A 4ª Conferência Municipal de Saúde será realizada no Clube Lítero Recreativo Aiuruocano, em Aiuruoca, no dia 28 de agosto 2015. Estabelecidas em 1988 pela Lei Federal 8.142, as Conferências de Saúde funcionam como fóruns de deliberação e discussão de diretrizes para a saúde pública para os quatro anos seguintes. O conjunto de instruções é proposto pelos participantes dos encontros, promovendo ampla participação popular. Esses encontros estimulam a participação social e o protagonismo do cidadão na formulação de instruções que guiarão a execução de políticas públicas, conforme os anseios dos usuários. A 4ª Conferência Municipal de Saúde de Aiuruoca será aberta ao público, quando serão realizadas palestras sobre o sistema de saúde em Aiuruoca. A secretária de Saúde de Aiuruoca, Suely de Andrade Arantes, destaca a importância da participação popular no processo. “As conferências são espaços fundamentais para o controle social, são espaços de cidadania e de democracia”, afirma. Ela lembra que as políticas públicas que são resultados das conferências devem contemplar as reivindicações da comunidade. “Queremos que os cidadãos participem efetivamente, o que vai resultar na melhoria na qualidade de vida da população”, afirma.