Samu 192 começa a operar em Aiuruoca

Publicado em: 01/02/2015 20:35

Mais uma conquista para a melhoria da Atenção à Saúde da População de AIURUOCA: Na sexta-feira 30 de janeiro a Secretária de Saúde Suely de Andrade Arantes e o Prefeito Municipal Joaquim Mateus de Sene participaram da Inauguração do Serviço de Atendimento Médico de urgência (SAMU) na região do Sudeste. O prefeito Joaquim Mateus de Sene recebeu das mãos do Governador de Minas Fernando Pimentel, a chave da Ambulância do SAMU que ficará na Base Móvel, em Aiuruoca, atendendo a região programada pelo Consórcio do SAMU "CISSUL, de Varginha".Inicialmente as cidades de Aiuruoca, Serranos e Seritinga serão atendidas por esta ambulância. Ainda há muitos problemas a serem resolvidos, tendo em vista que este processo de instalação das "Bases do SAMU" foram iniciados e aprovados por Governos anteriores. Prováveis mudanças ainda deverão ocorrer para melhor organizar o fluxo da Assistência deste Serviço. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é um programa tripartite (Federal/Estadual/Municipal) que tem por finalidade oferecer o socorro à população nos casos de urgência e emergência. Com estrutura equipada e profissionais qualificados, o serviço (SAMU 192) reduz consideravelmente o número de óbitos, tempo de internação hospitalar e consequências decorrentes da falta de um socorro em tempo hábil. Ao chamar o SAMU pelo telefone 192, o cidadão será atendido por técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos reguladores que orientam de acordo com a situação relatada pelo solicitante ou encaminham uma unidade móvel para o local de atendimento. A equipe SAMU 192 é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas. Farão parte da rede, 34 Unidades de Suporte Básico e 09 Unidades de Suporte Avançado, distribuídas por 33 bases descentralizadas e a Central de Regulação nos municípios do Sul de Minas. "Breve haverá a inauguração da Base de AIURUOCA, mas o Serviço já está em funcionamento" Contamos com a colaboração de todos para a continuidade e efetividade deste Serviço. Estamos aguardando o repasse de algumas informações para divulgar corretamente como irá funcionar o SAMU em nossa região. Quem desejar obter mais detalhes deste importante Serviço, pode acessar a Site do "CISSUL" Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro região do Sul de Minas, responsável pela regulação deste Serviço e contratação de profissionais que irão trabalhar, destacou a Secretária de Saúde, Suely de Andrade Arantes.

[gallery link="file" columns="4" ids="5513,5512,5515,5516"]