Exposição Oficinas Itinerantes de Fotografia: do eu ao Todo - Narrativas Criativas Visuais

Publicado em: 20/12/2022 19:06 | Fonte/Agência: Prefeitura de Aiuruoca

Em maio de 2022, os jovens Aline Camilo, Amanda Silva, Antônio Marcos (Juninho), Brida Maciel, Erica Chaves, Joana Flores, Lucas Oliveira, Micaely Maciel, Samira Cunha, Sandro Eduardo, Sofia Flores, Sophia Nable e Ysadora Cachoeira iniciaram o projeto de Fotografia Oficinas Itinerantes de Fotografia: do eu ao Todo - Narrativas Criativas Visuais, do Centro de Referência de Assistência Social, ministrado pela professora Barbara Vieira. Embarcaram em um desafio juntos: olhar para Aiuruoca e para si mesmos com olhos atentos e inquietos: em busca da beleza que, muitas vezes, passa desapercebida no cotidiano.

Foram muitas aulas práticas, teóricas e diálogos compartilhados que instigaram, questionaram e os fizeram pensar. Também, de forma itinerante, foram realizadas aulas em campo, onde puderam conhecer mais a fundo nossa bonita Aiuruoca, registrando e aprofundando laços afetivos com a nossa cidade, comunidade e gerando um necessário sentimento de pertencimento e identidade.

Esta exposição está repleta de um olhar dedicado, de afeto, de risadas, descobertas e distintos caminhos; é também Aiuruoca vista pelos jovens alunos do projeto. Todas as fotos aqui apresentadas foram realizadas a partir de propostas desenvolvidas em aula: experimentos, pequenos projetos, caminhadas pela cidade, aulas em campo e ainda no cotidiano dos alunos durante o período do projeto.

Os adolescentes traçaram um longo caminho desde a memória coletiva local até uma descoberta mais profunda de si mesmos e do espaço que habitam: sua história e seus ancestrais.

Apreciem resultados alcançados, que foi desde o funcionamento básico de uma câmera até um processo mais profundo de investigação artística e pessoal.