Festa da Cidade: Desfile cívico e rua de lazer

Publicado em: 15/08/2022 19:30 | Fonte/Agência: Texto: Jornal Panorama

Aconteceu na manhã do último sábado (13) o desfile cívico da cidade de Aiuruoca. Em comemoração dos 316 anos de fundação e 188 anos de emancipação político-administrativa do município de Aiuruoca.

Muitas autoridades locais estiveram presentes, como o Prefeito de Aiuruoca, Erlisson Vitor Lopes, o vice-prefeito, Ivan Corrêa, e demais secretários municipais.  O vereador e presidente da Câmara de Aiuruoca, Rosildo Bernado da Rocha, a vice-presidente, Josiane Aparecida Flores Silva e demais representantes do legislativo municipal também estiveram presentes.

O prefeito declarou aberto o ato cívico do município. Em seguida foi feito o ato Solene do hasteamento das bandeiras, erguendo a bandeira do Brasil, o vice-prefeito, Ivan, o prefeito Erlisson com a bandeira de Aiuruoca, e o vereador e presidente da Câmara, Rosildo, com a bandeira do estado de Minas Gerais.

O prefeito Erlisson proferiu algumas palavras no palco. “Hoje, a festa é de nossa gente, pois uma cidade se faz com seu povo, e o aiuruocano tem braços fortes, é humilde, é nobre, é fraterno, tem fé, tem esperança, supera obstáculos e principalmente orgulha-se de sua terra”, afirmou.

Em uma singela homenagem, o mestre de cerimônia Raniery leu um lindo poema para o público.  ” O pico do Papagaio”, de autoria da poetisa aiuruocana, Maria Rosa Maciel Almeida.

Escolas e instituições participaram do desfile. A Escola Nossa Senhora do Sagrado Coração contou com os alunos da educação infantil e do fundamental I, representando o terço de São Gonçalo, que é um terço diferentes dos tradicionais, podendo ser realizado a qualquer dia, hora ou lugar. A APAE de Aiuruoca também fez bonito no desfile cívico. A instituição que já é antiga na cidade, foi fundada em 2003. A Creche e Centro de Educação Infantil Municipal também se apresentou brilhante, arrancando aplausos da multidão.

Os alunos da Escola Municipal Maria José Ematné desfilou lindamente homenageando algumas pessoas muito importantes durante a pandemia de Covid-19.  A Escola Estadual Conselheiro Fidélis levou para o desfile um pouco da cultura e da história de Aiuruoca. As escolas urbanas e dos bairros rurais do município se apresentaram com beleza, cultura e simpatia. Houve um destaque aos esportes locais, que promovem diversão, socialização e bem para o físico.

Houve também uma homenagem a todos os prefeitos que fizeram parte da história da cidade, ao longo de todos esses anos, sempre preservando as tradições, cultura e valores de Aiuruoca. Antes do encerramento oficial, aconteceram apresentações lindíssimas da folia de reis dos bairros quatro Oléos e Nogueira e a banda La-Sales de Aiuruoca.