Palestra: A Família e os Limites

 

Publicado em: 01/10/2013 14:03

Whatsapp

 

A família e os limites foi o tema da palestra ministrada pelo Dr. Vagner Godoy neste sábado às 20 horas na Casa da Cultura. A palestra teve início com a conceituação de família levando em consideração todas as mudanças que este conceito sofreu ao longo do tempo. Hoje o perfil de família está bastante ampliado. Segundo Murdak família é um grupo social caracterizado pela residência em comum, cooperação econômica e reprodução. A moral e a ética, as leis e as normas regem este grupo.

As famílias têm as seguintes funções: social, reprodutiva, econômica e educacional. Os limites da família estão circunscritos dentro de suas funções. A falta destes limites está expressa nas relações permissivas, na falta de respeito, nas crianças como miniaturas de adultos, na sexualidade exacerbada, nas crianças que mandam nos pais. Lembrou que dar limites não significa bater nos filhos, ser autoritário, gritar, fazer arbitrariedades, falar sem parar, invadir a privacidade ou deixar de ser amigo. A primeira instancia educativa é a família, a educação não pode ficar terceirizada à escola.

            O Dr. Wagner deu algumas dicas de como determinar estes limites de forma saudável: dar atenção às crianças, ser carinhoso, valorizar as comemorações em família, presentear sem formar consumistas, criticar sem ser generalistas, valorizar os combinados e rever os contratos, ter clareza na colocação das regras, elogiar as atitudes positivas, buscar a justiça entre os filhos, não descarregar os problemas nos filhos, ter coerência dos discursos. Dicas valiosas para criarmos nossos filhos e educarmos nossos alunos. Dr. Wagner Godoy, biomédico, formado pela Universidade Federal do Estado do RJ e mestre em Bioquímica Toxicológica do Câncer pela Universidade do Estado do RJ. Especialização profissional pela University College London (Inglaterra). Professor Universitário em Fisiopatologia.

[gallery columns="2" ids="2968,2969,2970,2972"]