Exposição Temporária “Centenário do Poeta Dantas Motta”

Publicado em: 26/09/2013 16:03

No dia 17 de Agosto de 2013, no Museu Municipal Dr. Julio Arantes Sanderson de Queiroz aconteceu o evento de inauguração da Exposição Temporária em comemoração ao “Centenário do Poeta Dantas Motta”.  Contamos com a presença do prefeito Sr. Prefeito Joaquim Mateus de Sene, do Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Sr. Marco Antônio dos Santos, do Dr. Rodrigo Ematné Gadbém representante da OAB Aiuruoca, do Sr. Lourenço César Dantas Motta (filho do poeta), da Sra. Ana Maria Dantas Motta Neustein (filha do poeta),  netos do poeta, demais autoridades e comunidade presente.

A cerimônia teve inicio com a palavra do Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Sr. Marco Antônio dos Santos que fez o seguinte relato: “Dantas Motta deixou sua marca de poeta e profissional e por isso estamos hoje aqui reunidos para prestar esta homenagem que foi preparada e revestida de muito carinho. Queremos juntos, agradecer a deus pelo presente que recebemos durante os 60 anos de vida do Dr. Dantas Motta que adotou Aiuruoca como sua terra natal. Gratidão e amizade são os sentimentos que nos envolvem neste momento. O saudoso Dr. Dantas Motta projetou Aiuruoca no cenário nacional, através de sua palavra culta, de sua sabedoria e pela sua história de vida.”

Em seguida, destacamos a seguinte fala do Sr. Prefeito Joaquim Mateus de Sene: “A bibliografia de Dantas Motta, mesmo sendo reconhecida nacionalmente, com certeza está muito mais incrustrada entre rosas e flores nas rochas de Aiuruoca, considerada sua cidade Natal, que amava, onde viveu feliz ao lado de sua esposa, a bela D.Arlete Nable Dantas Motta e de seus queridos e ilustres filhos; Lourenço César Dantas Motta, (o Diti), Ana Maria Dantas Motta Neustein, Cinara Dantas Motta Amaral e José Paulo Dantas Motta. Faleceu aos 60 anos, em 9 de fevereiro de 1974, deixando-nos órfãos de sua companhia, mas não de sua obra e de seu grande legado: “O Homem Sábio e Especial”, o maior advogado da região, o “ Criminalista Notável”, o “Escritor” e o “Poeta das Gerais”.”

Ainda tivemos a fala do Sr. Rodrigo (OAB Aiuruoca), do Sr. Caio Junqueira (estudioso da vida de Motta) e, por fim, o Sr. Lourenço (filho do poeta) agradeceu a todos pela homenagem prestada a seu pai. Para finalizar, o prefeito convidou os filhos de Dantas Motta para abrir a exposição, acompanhado de todos os presentes. A exposição estará aberta até dia 30 de setembro.

[gallery ids="2950,2949,2947,2945,2946,2948"]

Fotos: Marlon Arantes