Aiuruoca recebe 01 ambulância nova do Governo de Minas

Publicado em: 12/08/2013 16:07

Deputado Marcus Pestana com o prefeito de Aiuruoca, Paulo Roberto Senador, e o secretário municipal de Saúde, Erlisson Lopes.
O vice-governador Alberto Pinto Coelho entregou, no dia 23 de abril, 235 novas ambulâncias a 232 municípios do Estado. O Governo de Minas investiu R$ 10,3 milhões na compra dos veículos com o objetivo de melhorar o atendimento aos pacientes e modernizar a frota das prefeituras. “Essas ambulâncias são importantes, pois na saúde pública há a necessidade de deslocamento do paciente. Somam-se a isso os recursos investidos em todo o interior do Estado, por meio de programas como o Pro-Hosp, Saúde da Família e Farmácia de Minas. Esses são programas que investem nos municípios, locais onde o cidadão mora e onde as necessidades mais se manifestam”, afirmou Alberto Pinto Coelho, em pronunciamento durante a solenidade. O Governo de Minas já entregou 2.382 ambulâncias aos municípios, desde 2005, com investimento de R$ 115 milhões. A modernização da frota é uma das ações desenvolvidas pelo Governo de Minas por meio do Sistema Estadual de Transporte em Saúde.
Solenidade de entrega das ambulâncias no Palácio Tiradentes.
Nova realidade Segundo o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, a entrega das 235 novas ambulâncias é um indicativo claro do compromisso do Estado com a saúde, que transformou e enxergou o transporte como uma logística primordial para o bom andamento da área. “Em 2003, quando o governador Aécio Neves e o então secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana, assumiram, encontraram uma frota de transporte de pacientes em condições precárias. Era normal encontrar ambulâncias com 15 anos de uso e sem condições de fazer o transporte do paciente”, pontuou Antônio Jorge. Durante pronunciamento, o prefeito de Gouveia, Geraldo de Fátima Oliveira, agradeceu ao vice-governador em nome dos demais prefeitos contemplados, dos secretários de Saúde e de todos os cidadãos beneficiados pela iniciativa. O prefeito de Campestre, Nivaldo Donizete Muniz, recebeu as chaves da ambulância, representando os demais municípios beneficiados. Fortalecimento Implantado em 2005, durante a gestão de Marcus Pestana, o Sistema Estadual de Transporte tem o objetivo de levar a saúde para o mais próximo possível de onde as pessoas moram. Com os novos veículos, o paciente pode ser transportado com mais conforto e segurança até a cidade em condições de oferecer atendimento adequado. As ambulâncias são equipadas com uma maca, uma vez que são para simples remoção. Além das ambulâncias, o Sistema já entregou 499 micro-ônibus a 47 Consórcios Intermunicipais de Saúde, beneficiando 8,1 milhões de pessoas em 524 cidades. Os micro-ônibus transportam pacientes de pequenos municípios que necessitam de consultas médicas, exames e procedimentos especializados oferecidos em cidades maiores. Os pacientes fazem consulta e exames e são levados de volta para casa. Os veículos podem transportar até 26 passageiros confortavelmente, já que possuem ar-condicionado, poltronas reclináveis e aparelhos de TV e DVD. Os pacientes são acompanhados por um agente de viagem capacitado para auxiliar pessoas que necessitem de cuidados especiais e os motoristas são treinados para a direção defensiva e econômica, visando à segurança dos pacientes e a economia para todo o sistema. Todos os veículos são monitorados via satélite, o que oferece a localização on line 24 horas por dia, garantindo segurança de todos os transportados. Conheça alguns municípios contemplados: Além Paraíba, Alto Rio Doce, Andrelândia, Aiuruoca, Arceburgo, Bias Fortes, Bicas, Bom Jardim de Minas, Campo Belo, Chiador, Estiva, Itapeva, Jequeri, Minduri, Minas Novas, Ninheira, Oliveira Fortes, Pedro Leopoldo, Piau, Piedade de Caratinga, São Gonçalo do Rio Preto, São João do Manteninha, São João Nepomuceno, São Vicente de Minas, Sem Peixe.