Iniciada construção da Usina de Triagem e Compostagem de Lixo que beneficiará Aiuruoca

Publicado em: 12/08/2013 15:37

Teve início a construção da Usina de Triagem e Compostagem de Lixo que irá beneficiar os municípios de Aiuruoca, Carvalhos, Seritinga e Serranos. Após mais de 2 longos anos de muito trabalho, reuniões e discussões técnicas teve início a instalação da UTC em Seritinga. Idealizado pela Prefeitura de Aiuruoca através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental ainda em 2009, o Consórcio Intermunicipal Para Gestão dos Resíduos Sólicos Urbanos - CONCASS foi criado com o intuito de sanar um grande problema enfrentado pelos quatro municípios: os Resíduos Sólidos Urbanos - RSU. Indo de encontro as políticas Estadual e Federal, os entes federados se uniram para facilidar a gestão dos RSU, gerando menos custos e uma grande eficiência técnica e operacional. Em março de 2011 o CONCASS, através de seu presidente, Sr. Denys Arantes, Prefeito de Seritinga, assinou um convênio com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAD para a instalação da UTC do consórcio. A usina receberá aproximadamente 4,5 toneladas/dia de lixo, será construída no município de Seritinga em local adequado para este fim e após ser devidamente licenciada pelos órgãos ambientais irá gerar receita aos municípios consorciados através do ICMS Ecológico. Com o início da operação da usina, previsto para fevereiro de 2012, será implantada nos Bairros da zona rural de Aiuruoca a coleta regular de lixo. Esta coleta será realizada de acordo com a demanda de cada região. Uma grande conquista para a atual administração que contou com a dedicação e esforço do Secretário da SEMAD e nosso conterrâneo, Dr. Adriano Magalhães Chaves, que liberou os recursos para a instalação da UTC e da Câmara Municipal que sempre apoiou a iniciativa do executivo na criação do Consórcio.