Conselho M. de Saúde participa da VII Conferência Estadual de Saúde

Publicado em: 12/08/2013 15:32

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Aiuruoca/MG através do apoio da Prefeitura Municipal marcou presença na VII Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais, sendo representado pelos Delegados Conselheiros: Erlisson Vitor Lopes, Cibele Nogueira Siqueira e Suely de Andrade Arantes, os quais contribuíram com as Votações das Propostas apresentadas para o fortalecimento das Ações de Saúde nos próximos anos.

A VII Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais “Todos usam o SUS – SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro” promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e o Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES/MG) de 8 a 11 de agosto, na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte, reuniu nesses quatro dias mais de duas mil pessoas na capital mineira. Foram debatidos temas como o acesso e acolhimento aos usuários, política de saúde na seguridade social, participação da comunidade, gestão do SUS e o controle social. A Conferência é uma oportunidade para reflexão sobre os desafios e perspectivas do Sistema Único de Saúde (SUS). Mais que um instrumento legal de participação popular, significa o compromisso do gestor público com as mudanças no sistema de saúde.

A Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais tem como objetivos impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e das diretrizes do SUS garantidos na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde, na perspectiva do fortalecimento da Reforma Sanitária; avaliar o SUS e propor condições de acesso à saúde, ao acolhimento e à qualidade da atenção integral; definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde, com base nas garantias constitucionais da Seguridade Social, no marco do conceito ampliado e associado aos Direitos Humanos e fortalecer o controle social no SUS e garantir formas de participação dos diversos setores da sociedade em todas as etapas da 14ª Conferência Nacional de Saúde.

No primeiro dia, aconteceram duas mesas de debates com os temas “Acesso e Acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS” e “Gestão do SUS” abrilhantados por palestrantes que discursaram sobre o assunto motivando os debates entre os Delegados presentes, encerrando as atividades do primeiro dia com a abertura oficial com a Palestra Magna do Secretário de Estado da Saúde Dr. Antonio Jorge de Souza Marques. No segundo dia iniciou-se os trabalhos com a Palestra do Exmo. Senhor Ministro da Saúde Dr. Alexandre Rocha Santos Padilha, seguido da Mesa de debates com o tema “A participação da comunidade e o Controle Social no SUS”.

Nos dias 10 e 11 de agosto de 2011, aconteceram as Plenárias de Trabalho com a avaliação e aprovação das Propostas de Diretrizes para o SUS nos âmbitos Estadual e Federal, com ricas intervenções e debates entre os Delegados presentes resultando em relatório final da VII Conferencia Estadual de Saúde de Minas Gerais. Ao término foram eleitos os Delegados de Minas Gerais à 14.ª Conferencia Nacional de Saúde, a realizar-se em Brasília – DF no período de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2012.

Fonte: Secretaria M. de Saúde Fotos: Suely Arantes