Festa da Cidade 2011

Publicado em: 12/08/2013 15:30

No dia 14 de julho, o Município de Aiuruoca comemorou 305 anos de Fundação e 177 anos Emancipação Político-Administrativa.
Aiuruoca está localizada no Parque Estadual da Serra do Papagaio no Sul de Minas Gerais, terra de gente acolhedora e simples. O nome Aiuruoca vem da língua indígena tupiguarani “Ajuru”, ou seja, “Casa do Papagaio”.
A cidade realizou um autêntico resgate de sua tradicional festa do dia da cidade. As festividades começaram no dia 11 de agosto e foram até o dia 14, com uma programação diversificada e atraente a todo tipo de público, desde crianças até pessoas de mais idade. No dia 11, os aiuruocanos se divertiram com a peça teatral “Procura-se mulher.com”, com atores consagrados da TV brasileira.
No dia 12, as comemorações começaram com um desfile cívico na parte da manha e, na parte da tarde, para alegria da criançada, tiveram continuidade com a Rua de Lazer. Logo mais à noite, Show com a Banda LG5.
No dia 13, foi lançado no Museu Municipal o livro “Música Caipira, Breve Introdução Histórica”. À noite aconteceu o show mais esperado pelos aiuruocanos e visitantes: o de Renato Teixeira, que atraiu a Aiuruoca muita gente bonita. Logo depois do show, quem se apresentou foi a Banda Super Som 2000.
Para finalizar as festividades, foi feita a entrega da Comenda de Mérito Municipal no Museu Municipal. A Comenda foi instituída em 2005, com o intuito de homenagear àqueles aiuruocanos (ou não) que demonstraram amizade e respeito por Aiuruoca e que se destacam no cenário nacional estadual e municipal.
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental Sr. Javan dos Santos Senador cumprimentou e agradeceu a todos os presentes, e falou de seu enorme prazer por Aiuruoca estar homenageando merecidamente as pessoas escolhidas para receber a Comenda.
Algo sobre os Homenageados
Adriano Magalhães: Aiuruocano com destaque no Governo Estadual, ocupando o cargo de Secretário Estadual de Meio Ambiente, um grande cidadão que não mede esforços para conseguir verbas e alavancar o Município.
Deputado Estadual Tiago Ulisses: Colaborador do Município de Aiuruoca em várias áreas, especialmente quando se tratam de liberação de recursos estaduais para melhoria na qualidade de vida de Aiuruoca.
Srª. Ligia Câmara de Lacerda: Amiga inconteste de Aiuruoca, sendo cunhada do saudoso Dr. Júlio Sanderson. Sempre que solicitada, colaborara com as ações do Município, em especial quando da revitalização do Panteon dos Heróis de Curar e várias obras na área de Assistência Social.
Dr. Júlio Resende: Grande colaborador no Projeto de implantação do Museu Municipal “Dr. Julio Arantes Sanderson de Queirós”.
Drª Marilia Abreu (do CREMERJ): Colaboradora na revitalização do Panteon dos Heróis de Curar e na implantação do Museu Municipal “Dr. Julio Arantes Sanderson de Queirós”.
Dr. Sávio Maciel (do SINDERJ): Colaborador na revitalização do Panteon dos Heróis de Curar.
Logo depois foi instalado na Casa da Cultura o quadro do ex-Prefeito José Nelson, político de grande carisma, que sempre se pautou pela assistência aos menos favorecidos. Em seu governo, trabalhou de forma incansável para a melhoria da cidade, recebendo a Medalha de Mérito da Saúde no Ano de 2010 com Destaque em Assistência Básica, pois para ele “Saúde sempre foi e é um direito de todos.”
Durante a tarde, ocorreu a final do Campeonato de Futsal na Quadra Poliesportiva, houve magnífica apresentação da Orquestra de Flauta Doce “Sopro dos Anjos”, na Praça Monsenhor Nágel, e o lançamento do livro “A Escolha”. Aconteceu também a 6ª Volta ao Perímetro Urbano “Antônio Valdomiro dos Santos”. No final da tarde, foi celebrada uma Missa Solene de Ação de Graças pelo Dia da Cidade e, à noite, show com a Dupla “Os Dois Mineirinhos”.
Fonte: Jornal Panorama Veja a matéria do Jornal Panorama - Arquivo em PDF - Clique para baixar