Prefeito Municipal, Secretário e Vereadores participaram da inauguração de PCH em Delfim Moreira.

Publicado em: 12/08/2013 15:18

(Foto: Barramento da PCH Ninho da Águia)

No dia 12 de maio, estiveram na cidade Sul Mineira de Delfim Moreira o Prefeito Paulo Roberto Senador, o Secretário de desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental de Aiuruoca, Javan dos S.Senador, os Vereadores Francisco Lázaro Correa (Presidente) e Mário A. Santos além do Advogado da Câmara, Dr. Rodrigo E. Gadbden para a cerimônia de inauguração da PCH - Pequena Central Hidrelétrica Ninho da Águia. O empreendimento foi instalado no município de Delfim Moreira pelo Grupo Ersa, mesma empresa que pretende instalar em Aiuruoca uma PCH. Na ocasião, os representantes da Ersa apresentaram o projeto que levou apenas 2 anos para ser finalizado e que hoje gera energia elétrica para mais de 100.000 pessoas. Estiveram presentes na cerimônia, que aconteceu bem próximo a casa de força da PCH, autoridades de diversos municípios, representates do Grupo Ersa e vários convidados, incluindo os aiuruocanos Sérgio Arantes, Joaquim Mateus de Sene e Monsenhor Luiz Vieira Arantes, que abençoou o empreendimento. A comitiva de Aiuruoca aproveitou para buscar mais informações a respeito dos impactos gerados pela instalação do empreendimento em Delfim Moreira, já que a possível instalação da PCH em Aiuruoca possui características semelhantes com a instalada naquele município. O Prefeito Carlos Antônio Ribeiro exautou, primeiramente, os compromissos que o empreendedor assumiu com o município e que foram todos cumpridos. Inúmeras melhorias em saúde, educação e lazer foram apontadas pelo prefeito que também ressaltou o grande compromisso ambiental que a Ersa possui e classificou a isntalação da PCH como de baixíssimo impacto para o ambiente. O prefeito delfinense, por conta própria, se prontificou a vir a Aiuruoca em uma reunião da Câmara Municipal para prestar esclarecimentos a população aiuruocana sobre como se deu o processo de instalação do empreendimento em sua cidade. O processo de instalação da PCH em Aiuruoca ainda encontra-se em análise e conta com o apoio de parte da população e com repúdio de outra.

(Foto: Comitiva aiuruocana a inauguração da PCH Ninho da Águia em Delfim Moreira (esq. para dir.: Dr. Rodrigo E. Gadbden - Adv. Câmara Aiuruoca, Francisco Lázaro Correa - Pres. Câmara Aiuruoca, representante da CPFL Renováveis, Mário de A. Santos -  Ver. Câmara Aiuruoca, Paulo Roberto Senador - Prefeito Aiuruoca, Daniel Gallo - Diretor Ersa, Roberto Sahade - Presidente Ersa, Carlos Antônio Ribeiro - Prefeito Delfim Moreira e Javan Dos S. Senador - Secretário de desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental de Aiuruoca.)

O Grupo Ersa anunciou a fusão com a CPFL Energia, surgindo a CPFL Renováveis (www.cpflrenovaveis.com.br), maior empresa geradora de energia renovável da américa latina. Hoje a CPFL Renováveis possui empreendimentos geradores de energia elétrica de fontes renováveis (PCH's, eólica e biomassa) em diversos estados do Brasil.

Casa de Força PCH Ninho da Águia

Benção ao empreendimento pelo Monsenhor Luiz V. Arantes