Prefeitura e Senar concluem segundo módulo do curso voltado ao turismo rural

Publicado em: 20/03/2018 18:30

O SENAR Minas, em parceria com a Prefeitura de Aiuruoca, ministrou o segundo módulo do curso voltado ao turismo rural - Empreendendo a Atividade Artesanal - durante os dias 13 a 16 de março na Casa da Cultura. Este curso faz parte da série de capacitações que o SENAR está oferecendo no município, dando sequencia ao primeiro módulo "A Arte de Conduzir em trilhas e Roteiros", aplicado no mês de fevereiro.

O curso de empreendedorismo na atividade artesanal reuniu jovens, artesãos profissionais e aprendizes, produtores rurais e pesquisadores, proporcionando trocas de experiências e fóruns de discussões que envolvem a cadeia produtiva do turismo, abrangendo temas como a educação e sustentabilidade; formas de produção, mercado e feiras; economia criativa; lixo, reciclagem e saúde; políticas públicas do turismo; referências do artesanato em Aiuruoca e identidade cultural, além da apresentação de filmes, entre os diversos conteúdos abordados.

Outro aspecto relevante durante o curso, foram as visitas realizadas em locais de comercialização e produção. Os participantes contaram com a parceria da artesã Rosaria Senador, que abriu as portas de seu ateliê de produção, exibiu a sua linha de produtos com a identidade de Aiuruoca e propôs uma exposição anual no Clube da cidade. Na Loja Estrela D'água, referência de artesanatos exóticos no município e região, onde os participantes tiveram contato com uma nova linha de produtos, além absorverem a experiência de Andréa Junqueira e José Sarto nas feiras de Minas e São Paulo, ampliando a visão sobre o comércio externo de artesanatos. No Armazém Macieira, que possui uma farta exposição de alimentos, bebidas artesanais, produtos fitoterápicos e utensílios de madeira para casa e cozinha, os participantes puderam ouvir a Sra. Cândida Tolentino e Carlos Aguiar, que trouxeram ao grupo a compreensão de que artesanato também inclui produtos alimentícios

A Prefeitura de Aiuruoca agradece a parceria do SENAR, ao instrutor Gustavo Toledo, aos empreendimentos que apoiaram a realização do curso e parabeniza os participantes pela capacitação!

O próximo curso do SENAR Minas será em abril e terá como tema "Empreendendo o Turismo no Espaço Rural", com foco no ramo de hotelaria. Os interessados podem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental na Casa da Cultura nº22, através do telefone 35 3344-1924 ou através do e-mail turismo@aiuruoca.mg.gov.br.

[gallery link="file" columns="7" ids="12013,12014,12015,12017,12018,12019,12016"]