Conheça mais sobre APASM e CONAPAM

Publicado em: 14/03/2018 21:14

A validação do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira aconteceu ontem, dia 13 de março de 2018. Após nove anos de trabalho na construção do Plano de Manejo da APA Serra da Mantiqueira, o CONAPAM (Conselho Consultivo da APA da Serra da Mantiqueira) validou a versão final do documento que é de extrema importância para a gestão da Unidade de Conservação que abrange os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

O Plano de Manejo da APASM tem como objetivo regular sobre o zoneamento e o planejamento ordenado das ações, de modo a garantir a preservação dos recursos naturais, compatíveis com a sustentabilidade socioeconômica local.

Financiado pela Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) o plano foi conduzido pela empresa Detzel Consulting com ampla participação da sociedade civil organizada ao longo desses anos e do CONAPAM, no qual a Prefeitura de Aiuruoca possui cadeira titular através da Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental, Sra. Raquel Hellich.

Após a apresentação final do documento por parte do Sr. Valmir Detzel, fundador da Detzel Consulting, o Chefe da APASM, Sr. Virgílio Ferraz, agradeceu o trabalho e dedicação de todos os envolvidos no processo, e informou que, após o prazo final para ajustes técnicos, o plano será encaminhado para Brasília para publicação da portaria que venha a regulamentar documento.

Grande contribuição desse trabalho também será a implementação do WEB SIG e do banco de dados geográficos da APA da Serra da Mantiqueira, ferramenta fundamental que auxiliará na gestão territorial da unidade e que também subsidiará em larga escala os 27 municípios integrantes da APASM. O WEB SIG é uma plataforma de visualização e consulta de dados espaciais, com interface gráfica e ferramentas intuitivas, de fácil utilização, na qual informações espaciais intrínsecas a gestão da APASM e dos recursos hídricos da região estarão centralizadas em uma única base digital.

Quer conhecer mais sobre a APASM? Clique aqui Fique por dentro das atividades do CONAPAM: Clique aqui