Sedesa e Senar promovem o curso "A Arte de Conduzir Trilhas e Roteiros"

Publicado em: 06/03/2018 14:00

A Prefeitura Municipal de Aiuruoca, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (SEDESA) que abriga também a pasta do turismo, promoveu, em parceria com o Sindicato Rural de Baependi, entre os dias 27 de fevereiro e 02 de março, o curso do SENAR "A Arte de Conduzir Trilhas e Roteiros", ministrado pelo instrutor Gustavo de Paiva Resende Toledo.

O curso foi de grande valia e aprendizado para os participantes, foram momentos de trocas importantes para pensar e agir em prol do desenvolvimento turístico de Aiuruoca. O curso englobou discussões teóricas e atividades práticas como a elaboração de roteiros para a cidade e um mutirão de manejo de trilha na Cachoeira dos Garcias, no Vale dos Garcias. Os resultados foram e serão positivos, pois, já deixou como legado a sensibilização desses atores para a condução de boas práticas para um turismo sustentável. Além disso, os participantes do curso, alguns deles da Associação de Guias de Aiuruoca, Águia, já estão mobilizados para dar continuidade nos diversos trabalhos iniciados pelo curso.

"O curso foi bastante produtivo no sentido de que houve uma grande interação entre os participantes com troca de experiências e expectativas. A iniciativa do mutirão de manejo de trilha foi um passo importante para que possamos melhor estruturar nossos atrativos naturais em prol de um turismo sustentável e de qualidade." Contribuição de Pedro Guatimosim, participante do curso.

O instrutor Gustavo Toledo também ficou impressionado com a boa qualificação dos participantes do curso. "Os participantes tiveram a oportunidade de manejar uma trilha que dá acesso a Cachoeira dos Garcias que fica no entorno do Parque Estadual da Serra do Papagaio e também elaborar um novo roteiro de Turismo de Base Comunitária valorizando as belezas naturais e a cultura local que será em breve comercializado pela Associação dos Guias de Aiuruoca.

A SEDESA parabeniza os participantes do curso e agradece a parceira do SENAR Minas, do Abrigo do Batuque, do Restaurante Três Marias e do Restaurante Casal Garcia que abriram as portas para receber e apoiar o curso! Fica aqui o nosso muito obrigado!

Confira a agenda de cursos facilitados pela SEDESA no nosso facebook Aiuruoca Turismo!

[gallery columns="7" link="file" ids="11925,11926,11927,11928,11929,11930,11931"]