Dia a dia do seu filho na escola: Faça parte da vida escolar de seu filho

 

Publicado em: 05/03/2018 21:32

Whatsapp

 

Os pais e responsáveis têm o direito de acompanhar a educação de seus filhos. Participar ativamente da vida escolar das crianças interfere positivamente na qualidade do ensino. Veja algumas recomendações que podem melhorar a relação ensino-aprendizagem e garantir o sucesso de seu filho na escola.

1. Aspectos que os familiares podem verificar diretamente na creche ou na pré-escola

• A instituição tem autorização de funcionamento expedida pela Secretaria Municipal de Educação? • O alvará sanitário está afixado em lugar visível? • A instituição tem proposta pedagógica em forma de documento? • Reuniões e entrevistas com familiares são realizadas em horários adequados à participação das famílias? • Há reuniões com familiares pelo menos três vezes por ano? • Os familiares recebem relatórios sobre as vivências, produções e aprendizagens pelo menos duas vezes ao ano? • A instituição permite a entrada dos familiares em qualquer horário? • Existe local adequado para receber os pais ou familiares? E para aleitamento materno? • As professoras têm, no mínimo, a formação em nível médio, Magistério? • Há no mínimo uma professora para cada agrupamento de: • 6 a 8 crianças de 0 a 2 anos? • 15 crianças de 3 anos? • 20 crianças de 4 até 6 anos? • As salas de atividades e demais ambientes internos e externos são agradáveis, limpos, ventilados e tranquilos, com acústica que permite uma boa comunicação? • O lixo é retirado diariamente dos ambientes internos e externos? • A instituição protege todos os pontos potencialmente perigosos do prédio para garantir a circulação segura das crianças e evitar acidentes? • A instituição tem procedimentos preestabelecidos que devem ser tomados em caso de acidentes?

2. O que os familiares podem verificar com a criança sobre o atendimento na educação infantil

• Pergunte qual é o nome das professoras e de outros funcionários. • Pergunte o nome dos amiguinhos mais próximos. • Pergunte à criança o que ela mais gostou de fazer naquele dia. • Incentive à criança a contar e a narrar situações vividas na instituição: • que músicas cantou ou ouviu; • quais brincadeiras aconteceram; • que pinturas, desenhos, esculturas ela fez; • qual livro a professora leu; • que história a professora contou; • o que ela está aprendendo, entre outras.

3. O que os familiares podem observar diretamente na criança sobre o atendimento na educação infantil

• Observe o comportamento da criança quando ela chega na instituição (alegria, timidez ou choro). • Observe diária e atentamente enquanto estiver conversando com a criança, seu olhar, seus gestos, sua fala suas reações podem ajudar a avaliar o estado físico e emocional. • Observe as reações da criança ao ver seus colegas, isso pode demonstrar como está a relação com a turma. • Observe as produções e o material que ela traz da instituição.

 

Fonte: Portal MEC