Feriado e Inverno em Aiuruoca: Paz e tranqüilidade

 

Publicado em: 11/06/2017 13:12

Whatsapp

 

Se você está procurando um local tranqüilo, com paisagem bucólica e diversas opções de trilhas e cachoeiras, esse lugar chama-se Aiuruoca. A cidade mineira foi fundada em 1706 pelos bandeirantes que procuravam ouro e pedras preciosas. Graças à grande quantidade de papagaios que existia nas montanhas da região, recebeu o nome de Aiuruoca, que em tupi quer dizer “toca do papagaio” (Aiuru = papagaio, oca = toca, ninho, casa).

Cercada pelo Parque Estadual da Serra do Papagaio, a região é rica em trilhas e cachoeiras, e possui ambiente ideal para a prática de esportes ao ar livre como caminhadas, escalada, cavalgada, bóia-cross e off-road. A melhor época para visitar a região é entre dezembro e março, quando as cachoeiras estão mais cheias e a temperatura da água mais amena. Já o inverno é rigoroso, com temperaturas muito baixas. As montanhas da região têm uma altitude que varia de 980 a 2.293 metros. Além da Mata Atlântica, o visitante encontra na paisagem do lugar lindos bosques de Araucária.

O principal ponto de referência de Aiuruoca é o Pico do Papagaio, ponto culminante de Aiuruoca, com 2.293 metros de altitude. Para chegar ao cume da montanha mais imponente da região é preciso pegar a estrada para o Retiro dos Pedros e a partir dali seguir cerca de duas horas e meia de trilha, com subidas íngremes, passando por diversas cachoeiras. Ao todo são 8 km de trilha.

Entre os principais roteiros para caminhada em Aiuruoca estão a Cachoeira dos Garcias, que possui uma grande piscina natural em baixo de sua queda; a Cachoeira do Batuque, com 25 metros de altura e que é acessada por 20 minutos de caminhada em uma trilha leve; os Caldeirões, local próximo ao centro da cidade e próprio para descer de caiaque ou bóia; a Cachoeira Deus Me Livre, situada numa propriedade particular; O Poço Joaquim Bernardo, no Rio Papagaio, que também conta com uma piscina natural; e a vila de Nogueiras, próxima ao limite entre os municípios de Aiuruoca e Alagoana, ao pé da Serra do Ouro Fala. Dali é possível caminhar até as cachoeiras do Córrego de Nogueiras ou à Mitra do Bispo, de onde se tem uma visão panorâmica das Serras do Garrafão e do Papagaio.

Chegar a Aiuruoca não é difícil. Quem parte de São Paulo tem duas alternativas: ou segue pela Rodovia Fernão Dias (BR-381), sentido Belo Horizonte, até São Gonçalo do Sapucaí, onde pega-se a BR-267, sentido Aiuruoca; ou pega a Via Dutra (BR-116) até a saída de Cruzeiro, onde deve entrar na MG-158 com destino a Caxambu, famosa estância hidromineral do sul de Minas, que fica a 45 km de Aiuruoca. Para quem vem do Rio de Janeiro a melhor opção é seguir pela BR-116 (Via Dutra) até a entrada de Engenheiro Passos, depois seguir para Itamonte, Pouso Alto e finalmente Caxambu.

Seja esotérico ou montanhista, todos ficam encantados com a beleza e tranqüilidade de Aiuruoca.