Museu Dr. Julio Arantes Sanderson abre nova exposição

Publicado em: 06/12/2013 22:57

No dia 01 de dezembro de 2013, as 20:30 horas, no Museu Municipal Dr Júlio Arantes Sanderson de Queiróz, aconteceu a cerimônia de abertura da Exposição Temporária do Pintor Luis Otávio Martins Santiago. A abertura foi feita pelo secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Sr. Marco Antônio dos Santos e contou com a presença do Prefeito Sr. Joaquim Mateus de Sene, demais secretários e a comunidade aiuruocana. Luis Otávio Martins Santiago nasceu na cidade de Itapira, SP. Até o terceiro ano do ensino médio estudou em Itapira onde trabalhava com seu pai em um Studio de fotografia. Por influência de seu pai desenvolveu o gosto pela fotografia, teatro, pintura e música. É Engenheiro Civil formado em Itajubá. Em 1989 após formar-se começou a pintar quadros a partir das fotografias, dedicando-se a pintura como profissão. Conheceu Aiuruoca em 1985. Em 1996 mudou-se para esta cidade onde montou um Studio de fotografias e pintura. Após alguns anos em Tiradentes retorna em 2011 para Aiuruoca e retoma seu trabalho em oficina local ampliando para outras formas de produção artística. O artista aproveita algumas das muitas possibilidades de uso das técnicas de pintura para retratar pessoas, fazendas, animais, paisagens, reproduções de Clássicos de Arte Sacra e obras de artistas consagrados. Encontramos essas obras em óleo sobre tela, pastel, grafite e carvão.

Os retratos de pessoas, na grande maioria, são elaborados em pastel, tendo como suporte o papel apropriado para desenho. Seu trabalho se estende também à utilização da tinta a óleo sobre madeira, cerâmica, vidro, metal e mural. Trabalha com restauração de diversas peças de arte e criação de várias peças rústicas e artesanatos em materiais diversos, como telhas, cabaças, peças em madeira. A exposição teve grande aceitação pelo público presente pela beleza das obras expostas e pelo fato de muitas delas serem de retratos de personagens de Aiuruoca que podem ser relembrados pelas pessoas que a visitarem.

Agradecemos a todos os amigos que confiaram o empréstimo de obras do artista Santiago para a realização desta exposição.

Curadoria desta exposição: Marco Antônio dos Santos Marlon Moreira Arantes Dinair Cardoso Braga Glória Maria Saléh da Cunha Souza Kariny de Souza Oliveira Ana Luzia Franklin da Cunha Santiago

Marco Antônio dos Santos

[gallery columns="2" ids="3440,3441,3442,3443"]