Produção artística e cultura de massa

 

Publicado em: 18/10/2013 13:09

Whatsapp

 

          No dia 12 de outubro de 2013, na Casa da Cultura de Aiuruoca o professor Ricardo Fera, escritor, psicanalista, educador, professor universitário em administração e recursos humanos, ministrou a palestra “Produção Artística e Cultura de Massa”.

         O professor Ricardo relatou que a cultura de massa é do século XX e teve seu desenvolvimento no pós II Guerra, sendo potencializada pela Internet em 1995 e depois com as redes sociais a partir de 2005.

         Cultura é toda informação que se pode passar a outrem. A cultura de massa distorce valores, confunde arte com entretenimento e produto com serviço. O marketing, a mídia e a merchandising usa a memória das pessoas para influenciá–las, criar necessidades e induzir ao consumo de produtos e serviços. Hoje as classes sociais D e E foram incluídas na Classe C favorecendo o consumo seus questionamentos. Só quem tem capacidade de consumo interessa a cultura de massa.

         Em contrapartida a cultura de massa começa a surgir a ideia de repensar o consumo, o que hoje conhecemos como sustentabilidade. Aponta como caminho o repensar a vida, a percepção de si e do universo, a seleção de utilidades, o discernimento entre o que liberta e o que escraviza, entre o ser e o ter o que leva ao respeito e a união. Nós escolhemos o nosso destino, conscientes ou não.

         A música, o cinema, a literatura, o teatro, o circo, a escola, a família, a religião, o rádio, a TV são meios de difusão da cultura em massa. A normalidade é igual a cultura de massa. Nós educamos os nossos filhos (alunos) para serem normais e não para serem felizes. A criatividade não é coisa de gente normal.

O Professor Ricardo terminou a palestra dizendo: “Só o conhecimento do novo, o entendimento da vida e de sua finalidade pode aplacar a angustia de existir.”

“Receita para realizar sonhos: - Comece onde você está; - Use o que você tem; - Faça o que você pode.” por Marco Antônio dos Santos