Alerta: O Perigo das Queimadas

 

Publicado em: 14/09/2017 14:29

Whatsapp

 

Sai a chuva, entra o fogo. Sabe por que muitas crianças e adultos vão parar no hospital ou no posto de saúde? A fumaça da queima de produtos como madeira, capim, plástico, Galhos e folhas, por motivo de limpeza, aquecimento ou iluminação, mata milhares de pessoas (principalmente crianças e idosos), todos os anos no mundo. Você sabe quais venenos existem na fumaça que inalamos? A queimada urbana é considerada crime ambiental, produz fumaça que é formada por vários gases nocivos, partículas de carvão, visíveis e invisíveis, a queima de plásticos gera dioxinas e furanos, e outras inúmeras substâncias tóxicas, cancerígenas e mutagênicas. a fumaça pode provocar ou desencadear ataques de asma/bronquite, rinite, sinusite, conjuntivite, otite, enfisema pulmonar e pneumonia. O monóxido de carbono e um gás extremamente tóxico, capaz de trazer danos extremos a saúde do homem. A fumaça que vem cobrindo nossa região está cheia desse gás, transformando nosso ar. A seca e a umidade do ar acarretam alguns sintomas. Devido a esse período em que o ar encontra-se muito denso, há um aumento nos casos de tosse, ressecamento nas narinas, resfriado nas crianças, falta de ar, casos de asma e idoso que tem doenças pulmonares. Crianças e idosos são os que mais sofrem com essa poluição, pois essa fumaça compromete todo o sistema respiratório. Quem queima está fabricando e espalhando gases venenosos, para si, e para milhares de pessoas que estarão respirando, incluindo idosos, mulheres grávidas e crianças, que poderão ficar doentes e ter complicações mais sérias, podendo levar a morte. Colocar fogo fora do período É CRIME, mesmo que sejam de folhagens na frente da residência com intuito de limpar o quintal. Os prejuízos aparecem nos Posto de Saúde da Família, onde o fluxo de crianças e idosos com problemas respiratórios aumenta, e o que trás sérios danos a saúde e fazem as famílias gastarem com farmácia e superlotar os hospitais públicos.

Como colaborar? 1) Não queimando nada (folhas/galhos, capim, madeiras, lixo, papéis, móveis, calçados, roupas, cabos e fios elétricos, pneus, rejeitos de qualquer espécie, sobras etc). 2) Não acumulando folhas, capim, galhos, rejeitos, que possam ser queimados por outras pessoas. 3) Colocando o saco de lixo no local correto, para a coleta. 4) Não jogando os materiais acima em áreas baldias, abandonadas, lixões, bem como em praças, ruas, calçadas, sarjetas, bocas de lobo/bueiros, margens de córregos, acostamentos etc, onde alguém poderá queimá-los. 5) Ensacando ou enterrando os rejeitos vegetais. 6) Lendo os demais informes e passando adiante as informações, para os familiares, vizinhos, amigos, colegas, professores, alunos, igrejas, clubes, associações de moradores etc.

Vantagens em colaborar: 1) Ar puro ou ar de melhor qualidade. 2) Mais conforto, mais saúde, menos doenças, menos mortes, mais felicidade. 3) Menos idas aos órgãos de saúde e menores gastos com remédios. 4) Menos problemas com os órgãos policiais e de vigilância ambiental. 5) Consciência cidadã do dever cumprido e do respeito às Leis e à vida.

Para amenizar: Manter o ambiente ventilado, limpar a casa com pano molhado, manter a alimentação e hidratação tomando bastante líquido, fazer inalação, caso o desconforto continue, procure sempre uma Unidade de Saúde.